- Notocorda: é uma estrutura de sustentação, de posição dorsal e longitudinal, localizado entre o tubo neural e o tubo digestório, correspondente a um bastonete maciço e flexível. É a primeira estrutura de sustentação de um cordado. Ocorre em toso os cordados em alguma fase da vida, podendo persistir na fase adulta, como nos protocordados, exceto nos tunicados. Nos animais que ela não persiste, é substituída pela coluna vertebral.
- Cordão nervoso dorsal: Como o nome já diz, o tubo nervoso ocupa a posição dorsal, e localiza-se logo acima da notocorda. Deriva-se da invaginação da ectoderme dorsal do embrião. O tubo nervoso dorsal é bem desenvolvido nos adultos, mas pode ser reduzido em alguns protocordados. Os animais não-cordados possuem um sistema nervoso mais simples, do tipo ganglionar e ocupa a posição ventral no corpo e esta é uma característica que distingue os cordados dos demais animais.
- Fendas branquiais na faringe: São estruturas embrionárias, podendo permanecer na fase adulta, e até desaparecer na fase embrionária. Nos cordados aquáticos ela persistem na fase adulta e têm função respiratória. Nos cordados terrestres elas desaparecem para que da faringe possa surgir a traquéia, estrutura respiratória destes animais.
- Coração ventral: Transporte de O2, CO2 e nutrientes.
- Epitélio de revestimento: Pele, pelos, penas, escamas e placas ósseas.
- Cauda pós-anal: Deslocamento e equilíbrio.
- Boca: Terminal e ventral.
Fonte:http://www.infoescola.com/biologia/cordados-chordata/
http://curlygirl.no.sapo.pt/cordados.htm
http://cordadosmra.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário