quarta-feira, 11 de abril de 2012

Célula Animal e Célula Vegetal

                               CÉLULA ANIMAL E CÉLULA VEGETAL

CÉLULA ANIMAL (EUCARIÓTICA)


      Como todas as células, a célula animal é delimitada por uma membrana plasmática, de constituição lipoprotéica, que seleciona a entrada e saída de substâncias e delimita a célula.

       Seu citoplasma é banhado pelo citosol (ou hialoplasma), onde estão mergulhadas todas as organelas citoplasmáticas, entre elas, o retículo endoplasmático, o complexo golgiense, os lisossomos, os vacúolos digestivos, os peroxissomos e as mitocôndrias.

        O material genético (cromatina) fica delimitada por uma membrana nuclear (carioteca). Além da cromatina, a carioteca abriga também o nucléolo, corpúsculo esférico e denso rico em RNA ribossômico e proteínas.


CÉLULA VEGETAL (EUCARIÓTICA)
    Embora semelhante à célula animal, quanto às estruturas e ao funcionamento, as células vegetais possuem algumas diferenças importantes, como:

     Presença de uma parede celular espessa e resistente, constituída por celulose que reveste a célula, externamente à membrana plasmática, que dá sustentação e proteção mecânica à célula vegetal.

    Presença nas células vegetais de uma organela denominada cloroplasto, que contém no seu interior um pigmento verde denominado clorofila. Este pigmento capta a energia luminosa e transforma-a em energia química num processo denominado fotossíntese.

     No interior do citoplasma, as células vegetais, podem possuir um vacúolo central que pode ocupar boa parte do volume celular. Este vacúolo é revestido por uma membrana semelhante à membrana plasmática e atua como depósito de substâncias na célula, além de participar do controle de trocas de água entre a célula e o meio extracelular. 
 Fonte:http://professornandao.blogspot.com.br/2009/03/tipos-de-celulas.html
            http://www.mundovestibular.com.br/articles/214/1/CELULA-ANIMAL/Paacutegina1.html
            http://www.colegioweb.com.br/biologia/nucleo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário