segunda-feira, 9 de abril de 2012

Teoria de Oparin Haldane

                                 TEORIA DE OPARIN & HALDANE

       Uma das mais aceitas teorias de origem da vida em nosso planeta foi elaborada pelo cientista russo Aleksandr Oparin, auxiliado pelo biólogo inglês John Haldane.
          Segundo esta teoria, a atmosfera primitiva – após a solidificação da crosta terrestre – sofria por constantes descargas elétricas originadas de fortes tempestades.
         A energia destas descargas forçava gases como o metano (CH4), a amônia (NH3), o hidrogênio (H2) e o vapor d’água (H2O) a reagirem entre si, formando moléculas maiores e mais pesadas que precipitavam em um grande e nutritivo caldo – o oceano primitivo.
Uma vez no oceano primitivo, as reações químicas continuavam, formando moléculas mais complexas, o que deu origem aos aminoácidos, às proteínas e, enfim, aos coacervados.
          Chamamos de coacervado uma estrutura proteica envolta por moléculas de água, que possibilitou a organização da primeira forma de vida de nosso planeta.


             A teoria de Oparin e Haldane foi apresentada por volta de 1920, porém ganhou força em 1953 quando Stanley Urey e Harold Miller reproduziram a formação do oceano primitivo em laboratório.

     Acredita-se que, pela abundância de nutrientes, o primeiro ser vivo tenha sido heterótrofo, ou seja, sem a capacidade de produzir seu próprio alimento.
     Com sua multiplicação e, consequentemente, o consumo dos nutrientes do oceano primitivo, houve uma necessidade de uma mutação que deu origem aos seres autótrofos, capazes de produzir seu próprio alimento.
    
Fonte: http://professorthiagorenno.blogspot.com.br/2011/05/origem-da-vida-001-oparin-haldane.html

Um comentário: