segunda-feira, 9 de abril de 2012

Abiogênese e Biogênese





                              ABIOGÊNESE E BIOGÊNESE


     Muito antes de Oparin e Haldane elaborarem sua teoria sobre a origem da vida na Terra as questões acerca do tema eram debatidas por naturalistas e filósofos.
Durante toda a história da humanidade grande parte da população acreditava que os primeiros seres vivos foram criados através de força divina, de acordo com o que pregavam as religiões.
    Porém, a multiplicação das espécies era uma incógnita, o que levou a criação de diversas teorias.
    No século IV a.C. o filósofo grego Aristóteles acreditava que algumas substâncias inanimadas misturadas a princípios vivos ativos eram capazes de dar origem a seres vivos diversos. Esta teoria, que passou por algumas modificações durante os séculos, foi denominada Teoria da Abiogênese ou Geração Espontânea.
    De acordo com a abiogênese, roedores eram gerados a partir de milho estocado, baratas criadas a partir do lixo em decomposição, moscas surgiam de alimentos podres.
      A penas no século XVII a teoria da abiogênese encontrou seu declínio.
     O naturalista italiano Francesco Redi realizou um experimento com o objetivo de provar que uma vida apenas poderia surgir de uma vida preexistente.
       Para tanto, Redi colocou pedaços de carne em três recipientes distintos:
- o primeiro tampado, usado como controle;
- o segundo fechado com gaze;
- o terceiro aberto.
      Como era de se esperar, o apodrecimento da carne atraiu moscas para os recipientes, porém tais insetos tiveram acesso a ela apenas na terceira amostra.
      Nos recipientes 1 e 2 não foram observados o aparecimento de larvas na carne. Já no recipiente número 3 tal fenômeno ocorreu.
 
    Surgia neste momento a teoria da biogênese, confirmada no século XIX com o experimento do cientista francês Louis Pasteur.
     Para realização de seu experimento, Pasteur encheu alguns frascos com um caldo nutritivo e os ferveu, eliminando qualquer forma de vida microscópica que neles estivesse presente.
      Os frascos de pescoço reto ficaram abertos em contato com o ar atmosférico. Já os frascos com pescoço de cisne ficaram fechados.
     Como resultado foi observado crescimento de colônias bacterianas nos frascos abertos, enquanto os fechados não tiveram alteração.
     O processo criado por Pasteur para a eliminação da vida microscópica no caldo nutritivo foi denominado pasteurização e é muito utilizado na indústria alimentícia.

Fonte: http://professorthiagorenno.blogspot.com.br/2011/05/origem-da-vida-003-abiogenese-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário